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Como e quando tomar gel energético AOO

Publicado em 12/11/2015

Como e quando tomar gel energético AOO

AOO é opção prática para garantir a performance e diminuir o estresse fisiológico do exercício.

Para entender a importância dos carboidratos na dieta de um atleta – sim, se você pratica atividade física 3 vezes por semana com duração mínima de 50 minutos, você pode se considerar um atleta segundo a Organização Mundial de Saúde – é preciso saber de onde vem a energia utilizada pelo nosso organismo.

O principal combustível do nosso corpo são os carboidratos. Eles garantem a energia necessária para que possamos realizar as mais diversas atividades. No nosso corpo, os carboidratos são armazenados na forma de glicogênio, que é uma reserva de glicose, proveniente dos carboidratos que ingerimos. Após a digestão, os carboidratos são armazenados na forma de glicogênio hepático e muscular, que são usados pelos músculos como fonte de energia.

A ingestão correta de carboidratos ajuda a garantir o adequado desempenho esportivo, retardar a fadiga muscular e diminuir o estresse fisiológico. Além disso é fundamental para uma boa recuperação e por preservar a saúde imunológica.

Com todas essas funções, além de garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes por meio de uma alimentação saudável e equilibrada, devemos também garantir a ingestão de carboidratos. Além disso, os treinos e provas exigem um aporte de carboidratos maior para evitar ou atenuar as perdas de reservas de glicogênio e o gel energético AOO é uma excelente opção para isso.

Produzido com xarope orgânico de tapioca e água de coco, ingredientes inéditos na categoria, AOO é absorvido rapidamente, garantindo maior conforto gástrico.


Mas de quanto em quanto tempo devo consumir o gel de carboidrato AOO?

AOO deve ser consumido sempre que a duração total da atividade física for superior a uma hora. Em alguns casos específicos de atividades de alta intensidade com menor duração, o gel também pode ser consumido para garantir o desempenho. O ideal é sempre consultar um médico e/ou nutricionista para calcular as suas necessidades. Mas de maneira geral, as recomendações são as seguintes:

1. Antes do exercício

Ingerir um sachê de AOO de 15 a 30 minutos antes do início da atividade, sempre acompanhado de água.

2. Durante o exercício

Um sachê de AOO a cada 20 a 45 minutos, sempre acompanhado de água, em exercícios com duração maior do que uma hora.

3. Após o exercício

Um sachê de AOO acompanhado de alguma proteína de fácil absorção para iniciar o processo de recuperação do nosso organismo. Depois disso, uma refeição adequada e equilibrada deve ser feita em um período de até 2 horas.

As recomendações acima são baseadas em padrões gerais. Para uma orientação personalizada, recomendamos que você procure um procure um nutricionista ou nutrólogo.


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1. MENDES, E.L., BRITO, C.J., BATISTA, E.S., SILVA, C.H.O., PAULA, S.O., NATALI, A.J. Influência da suplementação de carboidrato na função imune de judocas durante o treinamento. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v 15, n 1, p 58-61, Jan/Fev 2009.

2. NIEMAN DC. Current perspective on exercise immunology. Current Sports Medice Reports. v. 2, n. 5, p. 239-242, Out. 2003.

3. SELLAR CM, SYROTUIK DG, FIELD CJ, BELL GJ. The effect of dietary control and carbohydrate supplementation on the immune and hormonal responses to rowing exercise. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism.v. 31, n. 5, p. 588-596, Oct 2006.

4. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE, Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 9, n. 2, p. – Mar/Abr, 2003